sexta-feira, 10 de maio de 2013

INTRODUÇÃO Á ANTROPOLOGIA


INTRODUÇÃO Á ANTROPOLOGIA 

    Antropologia vem do grego (anthropus = homem e logos = estudo).
    A Antropologia é a ciência humana e social que busca conhecer a diferença e alteridade dos outros.
     Então estuda-la nos faz compreender que, longe de haver somente uma formação cultural que dê sentido as ações dos homens, toda e qualquer cultura é coerente em si mesmo quando vista de forma total e a partir de seus pressupostos, mas ainda podemos aprender que nossas culturas não são as únicas e nem as mais verdadeiras, originais e autenticadas, a Antropologia nos ensina que todo e qualquer esquema cultural ou classificatório é mais um dentro dos inúmeros outros que também coabitam nossa sociedade não é superior a outra. Em tese a Antropologia ajuda a nos descentrarmos de nós mesmo, assim como nossa cultura ou sociedade.
    A Antropologia nasce de um intenso progresso cientifico somado a mudanças culturais e econômicas junto com a unificação alemã e a necessidade de compreender a opinião pública e a vontade da massa.
Amparada pela Sociologia e Biologia, a Antropologia se divide em duas sub áreas:
Ø Biológica e Física: Mudanças morfológicas em nossas espécies
Ø Cultural e Comportamental: Interessada nos comportamentos humanos
     Então a Antropologia é o estudo do homem buscando um enfoque totalizador que interage os aspectos culturais e biológicos no presente e no passado, focalizando as relação do homem com o meio ambiente, do homem com a cultura e do homem com o homem.



Para que uma disciplina seja considerada cientifica tem que ter um objeto, um método e um paradigma, ou seja uma ideia chave que guie as observações (com especialistas no assunto).
   A Antropologia é a ciência humana e social que busca conhecer a diferença e alteridade dos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário