segunda-feira, 6 de maio de 2013

Psicologia Social - A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS


A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Ana M. Bahia Bock

CIÊNCIA E SENSO COMUM
Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos. Por exemplo, quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos que ele usa “psicologia  para vender seu produto, mas será que essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não. Essa psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum. Mas nem por isso deixa de ser uma psicologia. O que estamos querendo dizer é que as pessoas, em geral, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhes permite explicar ou compreender seu problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico. É a Psicologia científica que pretendemos apresentar nessa leitura. Mas para isso, deve-se iniciar pela exposição da relação ciência/senso comum e assim devera compreender melhor a Psicologia científica.

O SENSO COMUM: CONHECIMENTO DA REALIDADE
Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida por excelência: é a vida do cotidiano. É no cotidiano que tudo flui, que as coisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade, ou seja, são todas as prática que pode denunciar que estamos vivos que o senso comum trabalha. Já a ciência é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático.
O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação o que permite a construção do conhecimento científico sobre o real. Já o senso comum na produção desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito, a qual quando se instala passa de geração a geração, e é nessa tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas próprias teorias.

O SENSO COMUM: UMA VISÃO DE MUNDO
Esse conhecimento do senso comum, além de sua produção característica, acaba por se apropriar, de uma maneira muito singular, de conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano. O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo. Mas somente esse tipo de conhecimento, porém não seria suficiente para as exigências de desenvolvimento da humanidade. O homem desde os tempos primitivos, foi ocupando cada vez mais espaço neste planeta, e somente esse conhecimento intuitivo seria muito pouco para que ele dominasse a Natureza em seu próprio proveito. 

O QUE É CIÊNCIA
A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. Assim, podemos apontar o objeto dos diversos ramos da ciência e saber exatamente como determinado conteúdo foi construído, possibilitando a reprodução. Nega-se, reafirma-se, descobrem-se, novos aspectos, e assim a ciência avança como um processo. Ou seja, a ciência tem ainda uma característica fundamental que é aspirar à objetividade.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA
Se dermos a palavra a um psicólogo comportamentalista ele dirá: “O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “O Objeto de estudo da Psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade, ou seja, temos uma diversidade de objetos de estudos na psicologia.

DIVERSIDADE DE OBJETOS DA PSICOLOGIA
Um dos motivos responsáveis pela diversidade de objetos da Psicologia é o fato de este campo de conhecimento, a despeito de existir há muito tempo na filosofia enquanto preocupação humana, só muito recente (final do século passado) ter-se constituído como área do conhecimento científico. Esse fato é importante, já que a ciência se caracteriza pela exatidão de sua construção teórica, e, quando uma ciência é muito nova, ela não teve tempo ainda de apresentar teorias acabadas e definitivas, que permitam definir com maior precisão seu objeto de estudo.
Um outro motivo que contribuiu para dificultar uma clara definição de objeto da Psicologia é o fato de o cientista, o pesquisador, confundir-se com o objeto a ser pesquisado. No sentido mais amplo, o objeto de estudo da Psicologia é o homem e neste caso o pesquisador está inserido na categoria a ser estudada. Assim, a concepção de homem que o pesquisador traz consigo “contamina” inevitavelmente a sua pesquisa em Psicologia. Isto ocorre porque há diferentes concepções de homem entre os cientistas (na medida em que estudos filosóficos e teológicos e mesmo doutrinas políticas acabam definindo o homem a sua maneira, e o cientista acaba necessariamente se vinculando a umas destas crenças). É o caso da concepção do homem natural, formulada pelo filósofo francês Rousseau, que imagina que o homem era puro e foi corrompido pela sociedade e que cabe então ao filósofo reencontrar essa pureza perdida.
Por outro lado. Essa diversidade de objetos justifica-se porque os fenômenos psicológicos são tão diversos, que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrições, medida controle e interpretações. Esta situação leva-nos a questionar a caracterização da Psicologia como ciência e a postular que no momento não existe uma psicologia, mas Ciências Psicológicas embrionárias e em desenvolvimento.
OS FENOMENOS PSICOLÓGICOS
E pensarmos que toda construção parte de uma matéria-prima, podemos dizer que a matéria-prima da Psicologia é a vida dos seres humanos. É a partir desse material que a Psicologia construirá todo seu saber. Tudo que a psicologia criar, pensar ou disser será sobre a vida dos seres humanos. A Psicologia contribui com o estudo dos fenômenos psicológicos para compreensão da totalidade da vida humana.
Nossa matéria-prima, portanto, é a vida humana em todas as suas manifestações, sejam elas mentais, corporais ou no mundo externo. Nosso objeto são os fenômenos psicológicos. Os fenômenos psicológicos referem-se a processos que acontecem em nosso mundo interno e que são construídos ao longo de nossa vida.

                                                       
AS PSICOLOGIAS 

Um comentário: